Figuras Históricas da Freguesia

 

Dom Paz - surge referenciado como o patriarca da vida politica de Midões, sendo responsável pela atribuição do seu foral.

Roque Ribeiro de Abranches Castelo Branco - nasceu em Midões a 15 de Julho de 1770, era filho de Luís Ribeiro de Abreu Castelo-Branco (fidalgo-cavaleiro da Casa Real e cavaleiro professo na Ordem de Cristo). Esteve envolvido na revolução de 24 de Agosto de 1820 preparada pela Junta Revolucionária. Devido à sua luta pelas causas liberais, no ano de 1837 foi-lhe atribuído, através de D.Maria II, o titulo de Visconde de Midões.
Faleceu a 6 de Abril de 1884.

João Victor da Silva Brandão - nasceu no lugar de Casal da Senhora, a 1 de Março de 1825. Foi baptizado na Igreja de Midões, a 26 do mesmo mês, sendo seus padrinhos Roque Ribeiro de Abranches Castelo Branco e D. Júlia, sua esposa. Casou com D. Ana Eugénia de Jesus Correia Nobre.
Apoiante das causas liberais, João Brandão envolveu-se em lutas contra seguidores de D. Miguel (absolutistas) pelo que lhe foram atribuídos vários delitos. Acusaram-no ainda do homicídio do Padre Anunciação de Portugal, crime pelo qual foi condenado a trabalhos públicos em África, onde viria a falecer em 1880.